Linus Torvalds não mede palavras ao comentar sobre o suporte de código aberto ou as últimas tendências tecnológicas. O engenheiro de software finlandês participou recentemente de um evento focado em open-source, onde compartilhou suas opiniões sobre a tecnologia de IA e algoritmos “inteligentes”.
Torvalds afirmou que o estado atual da tecnologia de IA é 90% marketing e 10% realidade factual. O desenvolvedor, que ganhou o Prêmio de Tecnologia do Milênio da Finlândia pela criação do kernel Linux, foi entrevistado durante o Open Source Summit, realizado em Viena. Durante a entrevista, ele discutiu tanto o mundo do open-source quanto as últimas tendências tecnológicas.
Conhecido por suas declarações diretas, o tecnólogo disse que os serviços de IA generativa modernos são um desenvolvimento interessante na tecnologia de machine learning e que, eventualmente, eles mudarão o mundo. Ao mesmo tempo, ele expressou sua insatisfação com o “ciclo de hype” que está alimentando muitas iniciativas relacionadas à IA e contribuindo para as avaliações de mercado exageradas da Nvidia.
“Linus Torvalds diz que a IA mudará o mundo, mas que atualmente é 90% marketing e 10% realidade, e que levará mais cinco anos para ficar claro para que a IA realmente será útil.”
Atualmente, todos estão falando sobre IA, lançando algum serviço de nuvem baseado em IA, ou financiando uma startup de IA milionária em algum lugar do mundo. Torvalds despreza tanto o ciclo de hype que nem quer participar dele. Ele essencialmente está ignorando tudo relacionado à IA, embora provavelmente as coisas mudem de maneira drástica em alguns anos.
Segundo Torvalds, em cinco anos, os algoritmos generativos e a tecnologia de machine learning serão muito mais úteis e interessantes. Nesse ponto, o mundo todo será capaz de entender como a IA pode realmente ser utilizada e que tipos de tarefas diárias ela pode “acelerar”.
O criador do Linux não está sozinho em sua desconfiança quanto às capacidades atuais da IA. Recentemente, o CEO da Baidu declarou que 99% das “empresas de IA” de hoje desaparecerão em breve.
Torvalds admitiu que o ChatGPT e serviços semelhantes são ótimos como demonstrações puras de tecnologia e que já estão sendo usados em muitas áreas para diferentes tipos de trabalho. “Mas eu realmente odeio o ciclo de hype”, disse ele, e não poderíamos concordar mais.
Durante sua entrevista em Viena, Torvalds também comentou que o desenvolvimento na comunidade de open-source agora é impulsionado principalmente por grandes empresas, em vez de desenvolvedores individuais. Ele reforçou sua visão sobre segurança de computadores, especialmente ao lidar com componentes de hardware defeituosos. Torvalds também disse que prefere a linguagem de programação C em vez de Rust, embora esta última tenha sido especificamente projetada para eliminar bugs de memória e problemas de segurança em software.