Quando o preço do Bitcoin atingiu picos nos últimos ciclos de mercado, as altcoins também estavam subindo. Desta vez, isso não aconteceu.
Nas duas últimas ocasiões em que o Bitcoin atingiu novas máximas, a capitalização total do mercado de criptomoedas girava em torno de $3 trilhões. Em 10 de novembro de 2021, essa métrica superou os $3 trilhões quando o BTC alcançou seu pico de $69.000.
A capitalização total também se aproximou dos $3 trilhões em março deste ano, quando o ativo atingiu sua máxima histórica de $73.738.
Contudo, enquanto o BTC se aproxima de uma nova fase de descoberta de preço novamente nesta semana, a capitalização total permanece em cerca de $2,5 trilhões, indicando que o mercado de altcoins está $500 bilhões abaixo de seus picos anteriores.
O que está diferente desta vez?
O principal fator que pesa na capitalização total atualmente é o Ethereum, que teve um desempenho muito abaixo do esperado neste ano. Durante o último pico do mercado de alta, a capitalização de mercado do ETH atingiu $570 bilhões, com o ativo valendo $4.878 em 10 de novembro de 2021.
Em março deste ano, a capitalização do ETH chegou a $490 bilhões, e o ativo superou os $4.000. No entanto, sua capitalização atual é de apenas $317 bilhões, com o preço do Ethereum não conseguindo romper a resistência de $2.650, uma queda de 46% em relação ao seu pico de três anos atrás. Alguns traders, no entanto, veem essa fase como uma oportunidade de acumulação.
Ethereum não é a única altcoin com desempenho inferior. A maioria dos ativos de alta capitalização está significativamente abaixo de seus picos. Solana (SOL) está 31% abaixo, XRP caiu 85%, Dogecoin (DOGE) desvalorizou 76%, Toncoin (TON) recuou 39%, e Cardano (ADA) despencou 88%.
Outras altcoins de alta capitalização no passado, como Polkadot (DOT), colapsaram 92% em relação ao preço de pico, enquanto Shiba Inu (SHIB) caiu 78%.
A única altcoin perto de seu recorde histórico e que estava entre as dez principais em 2021 é o Binance Coin (BNB), que está apenas 16% distante de uma nova alta.
Esse declínio na capitalização de mercado de altcoins ocorre apesar do aumento na capitalização de stablecoins, que atualmente é de $177 bilhões, acima dos cerca de $120 bilhões no final de 2021. O analista James Check observou que o impacto da capitalização de stablecoins “é ainda pior para as altcoins” do que parece.
Dominância do Bitcoin ultrapassa 60%
A queda das altcoins e a falta de impulso para a maioria dos ativos cripto indicam uma baixa participação do varejo no momento.
Essa tendência é reforçada pelo aumento nos fluxos institucionais de ETFs de Bitcoin, que registraram mais de $2 bilhões em entradas nos últimos cinco dias de negociação.
Além disso, a dominância do Bitcoin agora ultrapassa 60% pela primeira vez desde março de 2021, segundo dados do TradingView. Contudo, alguns analistas acreditam que uma “altseason” está prestes a começar.