Os Estados Unidos anunciaram na última quarta-feira (23) um acordo bilateral com a Nigéria, para combater atividades ilícitas e o mercado de criptomoedas.
A Nigéria entrou no radar do mercado de criptomoedas nos últimos anos, após uma explosão de interesse pelo tema do bitcoin. Isso porque a moeda digital é uma referência nas transações diárias entre a população que tenta evitar a divisa nacional, a Naira nigeriana.
Em anúncio pelo Departamento de Estado dos EUA, responsável pela política externa e pelas relações internacionais do país, o novo acordo prevê ajuda para que o país africano contenha o mercado cripto.
“Os Estados Unidos trabalham com parceiros em todo o mundo para promover o ciberespaço e as tecnologias digitais que promovem a prosperidade econômica, ao mesmo tempo em que combatem e respondem a operações cibernéticas maliciosas, crimes cibernéticos e outros danos digitais. Os Estados Unidos reafirmam nosso compromisso com uma parceria estreita com a Nigéria, e o Departamento de Justiça dos EUA continua sua coordenação com o Governo da Nigéria para desenvolver sua capacidade de realizar investigações e processos de crimes cibernéticos. Para acelerar essa cooperação, os Estados Unidos e a Nigéria estão lançando um Grupo de Ligação Bilateral sobre Finanças Ilícitas e Criptomoedas.”
Presidente da Binance se diz aliviado após executivo da corretora de criptomoedas ser libertado na Nigéria
O atual presidente da Binance, Richard Teng, se mostrou aliviado em uma publicação via X, nesta quinta-feira (24). De acordo com ele, Tigran Gambaryan recebeu sua liberdade após mais de sete meses de prisão na Nigéria.
Não está claro se os Estados Unidos, ao fechar um acordo com a Nigéria sobre o mercado de criptomoedas, influenciou na libertação do executivo da Binance.
“Estamos profundamente aliviados e gratos que Tigran Gambaryan finalmente foi libertado após suportar quase oito meses de detenção na Nigéria. Ao longo deste período difícil, Tigran demonstrou imensa força, e elogiamos sua resiliência diante de uma adversidade tão severa. Somos profundamente gratos a todos que dedicaram inúmeras horas para apoiar a libertação de Tigran.
A saúde e o bem-estar de Tigran continuam sendo nossa principal prioridade, e somos gratos por ele agora poder receber os cuidados médicos e descansar de que tanto precisa ao lado de sua família.
A Binance continua comprometida em colaborar com reguladores globais para garantir conformidade e transparência no espaço de ativos digitais em evolução. Estamos ansiosos para deixar este episódio para trás e continuar trabalhando em direção a um futuro mais brilhante para a indústria de blockchain em todo o mundo.
Com uma população jovem e experiente em tecnologia e um forte interesse em finanças digitais, a Nigéria está bem posicionada para alavancar a tecnologia de blockchain para enfrentar desafios econômicos e sociais. Estamos ansiosos para desempenhar um papel construtivo nesse esforço.”
We are deeply relieved and grateful that Tigran Gambaryan has finally been released after enduring nearly eight months of detention in Nigeria. Throughout this difficult period, Tigran has shown immense strength, and we commend his resilience in the face of such severe adversity.…
— Richard Teng (@_RichardTeng) October 24, 2024
Vale lembrar que ele trabalhou para o Governo dos EUA no passado, e procuradores chegaram a enviar uma carta pressionando o presidente Joe Biden por sua liberdade.
Fonte: Estados Unidos vai ajudar Nigéria a investigar mercado de criptomoedas
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.