Michael Saylor, cofundador e presidente executivo da MicroStrategy, deseja deixar sua riqueza para a humanidade, seguindo os passos do pseudônimo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.
Em uma entrevista recente ao The New Zealand Herald, Saylor refletiu sobre sua motivação pessoal, revelando que seu objetivo vai além da riqueza.
“Sou solteiro, não tenho filhos — quando eu for, fui. Assim como Satoshi deixou um milhão de bitcoins para o universo, estou deixando o que eu tiver para a civilização”, disse ele.
Na entrevista, Saylor descreveu o Bitcoin como o futuro da economia, comparando-o ao aço e à eletricidade.
“Se você tirar o aço e a eletricidade — esses são dois grandes — se tirar a eletricidade, não tem elevador”, disse ele. “Se tirar o aço, o prédio desaba.”
Saylor acredita que o Bitcoin oferece uma fundação semelhante para a economia, descrevendo-o como “dinheiro limpo, silencioso, programável e imortal”.
“Se você quer que sua empresa, família ou doação dure para sempre, você precisa capitalizá-la com um ativo que não se deprecia”, disse Saylor durante a entrevista.
Em sua visão, as moedas tradicionais se degradam como “barro econômico frágil ou madeira balsa”, enquanto o Bitcoin mantém seu valor ao longo do tempo.
“A taxa do dólar é de 7% ao ano por 100 anos. Quando você perde 7% da sua energia por 100 anos, você perde 99,9% de tudo o que você é”, observou Saylor.
Ele também comparou o Bitcoin a uma bateria que nunca perde sua carga, sugerindo como ele retém energia econômica indefinidamente.
O evangelista do Bitcoin vê a maior criptomoeda do mundo como “um passo profundo à frente para a raça humana, porque, pela primeira vez, a economia passa de uma arte para uma ciência”.
Saylor refletiu sobre o papel que o Bitcoin pode desempenhar na construção do futuro: “Com 8 bilhões de pessoas com aço cripto ou aço econômico, podemos construir algo muito maior no século 21 do que todos os economistas do século 20 lutando com barro e algodão-doce.”
Embora Saylor tenha reconhecido que o Bitcoin não é uma solução para todos os problemas, ele enfatizou sua importância como fonte de energia econômica.
“Ele não vai te fazer voar, não vai curar seu câncer, não vai te fazer feliz, não vai resolver seus problemas mentais, e não vai fazer seus filhos te amarem.” No entanto, Saylor comentou: “É energia econômica — vai resolver metade dos problemas do mundo.”
A estratégia Bitcoin da MicroStrategy
Sob a liderança de Saylor, a MicroStrategy acumulou 252.200 bitcoins, no valor de aproximadamente US$ 16 bilhões, posicionando-se como a maior detentora de Bitcoins entre as empresas.
No início deste mês, Saylor explicou que a MicroStrategy está mudando de uma empresa de software para o que ele chama de “banco de Bitcoin”, com uma potencial valorização de trilhões de dólares ao emitir títulos lastreados em Bitcoin.
Embora os críticos tenham rotulado essa estratégia de “falha de dinheiro infinita”, Saylor rejeitou essa caracterização na entrevista: “Não é uma falha de dinheiro — é uma transformação digital dos mercados de capitais.”
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Michael Saylor diz que vai abrir mão de seu Bitcoin no futuro, assim como Satoshi Nakamoto apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.