O Google restabeleceu os gráficos de preços do Bitcoin e do Ethereum em seus resultados de pesquisa após uma breve suspensão que deixou os usuários sem acesso imediato aos dados de preços das criptomoedas.
A retirada, que ocorreu no fim de semana, provocou discussões e especulações na comunidade cripto. Anteriormente, quando os usuários procuravam por criptomoedas, incluindo Bitcoin ou Ethereum, o Google fornecia gráficos em tempo real ou quase em tempo real, exibindo o preço atual diretamente nos resultados da pesquisa.
Esse recurso permitia que os usuários verificassem rapidamente os preços sem precisar navegar para outra plataforma. No entanto, durante o fim de semana, os usuários notaram que a busca por Bitcoin não produzia mais esses gráficos, enquanto as buscas por preços de ações continuavam a exibi-los. É interessante notar que as buscas por “DOGE” ainda mostravam o gráfico de preços da Dogecoin, e o recurso de balanços do Ethereum Name Service (ENS) do Google continuava funcionando.
Um porta-voz do Google disse ao Decrypt que a empresa obtém “dados financeiros de terceiros e, nos casos em que recebemos dados imprecisos, removemos temporariamente essas informações da pesquisa”. Sua resposta sugere que os dados de preços de Bitcoin do Google antes de sua suspensão não eram confiáveis e foram restabelecidos depois que o problema foi resolvido.
Quando os gráficos de preços foram suspensos pela primeira vez, os internautas começaram a compartilhar suas frustrações e teorias sobre por que o Google havia removido os dados e gráficos de preços do Bitcoin de seus resultados. Muitos acreditavam — erroneamente, em retrospecto — que se tratava de um exemplo de censura corporativa.
“O Google realmente está começando a ficar uma porcaria. Isso é censura e nem sequer faz sentido. Eu ainda posso acessar facilmente o preço, então qual é o objetivo?”, escreveu um usuário do Reddit. O influencer de Bitcoin The Bitcoin Therapist sugeriu em um post no X que “estão circulando rumores de que o Google pode estar tentando suprimir o mercado em alta do Bitcoin removendo o gráfico de preços durante as pesquisas”.
“O Google é dirigido por esquerdistas radicais”, um usuário respondeu.
Outro usuário argumentou que o Google havia removido dados de preços de criptomoedas sugerindo que era “porque Trump endossou o Bitcoin”.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Gráficos de preços de Bitcoin e Ethereum retornam à pesquisa do Google apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.