À medida em que se aproxima da estreia do documentário Money Electric: The Bitcoin Mystery da HBO nesta terça-feira (8), o nome do criptógrafo americano Len Sassaman ganha destaque nas redes sociais dado ao roteiro da produção, que supostamente o identifica com uma das pessoas que poderiam estar por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin.
O nome dele surgiu após Alex Thorn, chefe de pesquisa da Galaxy, afirmar que ouviu dizer que o filme identifica Len Sassaman como Satoshi.
O hype do documentário atraiu também traders do Polymarket, uma plataforma de previsões baseada em criptomoedas. Nela, a maioria dos apostadores até a noite de domingo (6) acreditavam que Len Sassaman seria a pessoa nomeada no documentário (veja o trailer abaixo) como sendo Nakamoto.
Grande parte da especulação sobre o impacto do documentário está centrada em uma questão: se a pessoa que o filme possa identificar — caso haja uma — ainda está viva. Sassaman, que contribuiu para a lista de discussão cypherpunk onde Satoshi anunciou o Bitcoin pela primeira vez, cometeu suicídio em 3 de julho de 2011 após uma longa luta contra a depressão.
A importância do nome de Len Sassaman pode ser interpretada pelos vários tributos que ele recebeu de admiradores, inclusive um postado em blockchain; uma homenagem a ele foi eternizada na rede do Bitcoin após sua morte pelos colegas programadores Dan Kaminsky e Travis Goodspeed. Nela, um conjunto de sinais formam o rosto do Sassaman.
Quem foi Len Sassaman?
Desconhecido do público comum até então, Len Sassaman também ganhou uma página no Wikipedia. Ele nasceu em 9 de abril de 1980 em um bairro chamado Pottstown, que fica no Condado de Montgomery, Pennsylvania, Estados Unidos. Se formou na The Hill School e aos 18 anos começou a trabalhar em protocolos para a internet, indo posteriormente ao encontro da criptografia.
“Len era um verdadeiro Cypherpunk — partes iguais brilhante, irreverente e idealista. Ele dedicou sua vida a defender as liberdades pessoais por meio da criptografia”, diz um post no Medium em sua homenagem.
Muitos admiradores suspeitam que Len Sassaman seria Satoshi devido ao seu longo histórico de trabalhos acadêmicos publicados sobre criptografia, que frequentemente demonstravam seu forte comprometimento ideológico com a privacidade e a descentralização.
Somando-se à especulação de que Sassaman é Satoshi, comenta uma publicação do site Coindesk, está a data de seus respectivos desaparecimentos. Sassaman tirou a própria vida logo após Satoshi parar de postar no BTCTalk , que já foi o destino preferido para discussões sobre criptomoedas.
Ainda não se sabe quem está por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto, e muitos ficariam mais felizes se ele permanecesse anônimo.
Leia também O Livro de Satoshi: Editora do Portal do Bitcoin lança obra sobre as ideias do criador do Bitcoin
Memecoins sobre Len Sassaman e Polymarkert
Em antecipação ao documentário, várias memecoins temáticas em torno de Len Sassaman e seus gatos, Sasha e ODIN, surgiram nas redes Solana, Ethereum e Bitcoin, atingindo uma capitalização de mercado de alguns milhões antes de reduzir os ganhos.
De acordo com números atuais, Sassaman ainda está entre os nomes mais apostados na Polymarket. Fora ele, lideram Adam Black, Nick Szabo e Hal Finney; até esta manhã de segunda-feira (7), 42% acreditam que nenhum deles seja o criador do Bitcoin.
Outros nomes, além dos improváveis Craig Wright e Elon Musk, são: Paul Le Roux; David Kleiman; Dorian Nakamoto; Wei Dai; Gavin Andresen; Jed McCaleb; Shinichi Mochizuki; Gavin Wood; Vili Lehdonvirta.
A série que promete revelar a identidade de Satoshi Nakamoto vai ao ar no dia 8 de outubro no serviço de streaming Max.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Quem foi Len Sassaman? Criptógrafo que suspeitam ser Satoshi Nakamoto em doc da HBO apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.