Esta semana, os principais desenvolvedores do Ethereum decidiram que dividirão a próxima grande atualização da rede, o Pectra, em pelo menos duas partes, com a primeira atualização programada para ser lançada por volta de fevereiro de 2025.
As últimas atualizações do Ethereum — incluindo Dencun, que foi lançado em março, e Shapella, que entrou no ar em 2023 — trouxeram mudanças significativas tanto para desenvolvedores de blockchain quanto para usuários comuns do Ethereum.
Então, o que a Pectra trará e como essas mudanças podem afetar você?
Parte um da atualização Pectra
Durante uma chamada de vídeo na quinta-feira (19), os desenvolvedores principais do Ethereum decidiram que havia muitos itens na lista de desejos para o Pectra, que se todos fossem enviados ao mesmo tempo poderiam tornar a atualização excessivamente complexa.
Em vez disso, eles optaram por dividir a atualização em pelo menos dois eventos separados, com a primeira parte definida para o início do ano que vem.
Várias propostas já foram aprovadas para inclusão nessa primeira atualização, e muitas delas terão impactos perceptíveis nos usuários do Ethereum.
Uma delas, por exemplo, acabará com a prática tediosa de precisar manter pequenas quantias de ETH para pagar taxas de gás na rede principal do Ethereum e em muitas redes de segunda camada. Atualmente, as taxas de gás no Ethereum, Base, Arbitrum, Optimism e várias outras redes no ecossistema Ethereum devem ser pagas em ETH, independentemente de qual token está sendo transferido.
Uma proposta incluída na parte um do Pectra, EIP-7702, efetivamente acabará com essa exigência ao permitir que os usuários paguem taxas de gás em outras criptomoedas mais versáteis.
A proposta, que introduz a “abstração de conta”, permitirá que as carteiras Ethereum dos usuários se comportem mais como contratos inteligentes — o que significa que terceiros poderão patrocinar transações e pagar suas taxas de gás para você.
Como resultado, o desenvolvedor principal do Ethereum, Marius van der Wijden, explicou ao Decrypt que em breve você poderá terceirizar suas taxas de gás para um serviço que pode ser pago em USDC, por exemplo, tornando a necessidade de manter ETH para concluir funções básicas no Ethereum uma coisa do passado.
“É uma grande melhoria de UX”, disse van der Wijden.
Outra melhoria apresentada na primeira parte do Pectra, EIP-7251, permitirá que os stakers do Ethereum ganhem recompensas em somas maiores que 32 ETH. Até agora, os validadores só conseguiam coletar rendimento se depositassem 32 ETH (cerca de US$ 80 mil) com a rede.
Qualquer quantia de ETH acima disso não geraria rendimento adicional, a menos que eles depositassem outros 32 ETH completos — de um validador separado.
Então, um usuário que atualmente está apostando 40 ETH, por exemplo, não pode coletar rendimento ou ganhar poder de voto desses 8 ETH extras.
“Era apenas uma estaca morta, basicamente”, disse van der Wijden. “Mas agora não é mais.”
Assim que o primeiro segmento da Pectra for lançado no início do ano que vem, os stakers poderão ganhar rendimento proporcional em qualquer quantia depositada acima de 32 ETH.
Isso será possível por uma nova funcionalidade que permitirá a consolidação de validadores — o que significa que se você estiver executando atualmente vários validadores diferentes de 32 ETH cada para maximizar recompensas e influência, agora você pode combiná-los todos em um único validador com poder de votação e acumulação de recompensas proporcionalmente maiores.
Em uma escala macro, a capacidade de consolidar validadores também significa que grandes stakers como Lido , Rocket Pool e Coinbase, que acumulam fundos de milhares de usuários diferentes, agora podem reduzir significativamente o número de nós que precisam executar para fazer staking com a rede principal Ethereum.
“Isso reduzirá significativamente a necessidade de largura de banda da rede Ethereum como um todo”, disse van der Wijden.
Mais duas propostas incluídas no envio inicial da Pectra, EIP-6110 e EIP-7002, também habilitarão pela primeira vez a possibilidade de pools de staking de ETH totalmente automatizados e sem permissão. Atualmente, serviços como Rocket Pool ainda exigem que os funcionários manipulem manualmente alguns elementos relacionados ao depósito e retirada de fundos.
Atualização da rede Ethereum parte 2
Embora os recursos descritos acima devam ser lançados no início do ano que vem, há muitas dúvidas sobre uma segunda atualização do Pectra, incluindo quais EIPs ela pode conter, quando será lançada e se alguma outra atualização do Ethereum virá antes dela.
Atualmente, estima van der Wijden, o restante do Pectra pode ter que esperar até 2026. Mas quando a segunda metade da atualização chegar, espere grandes coisas.
Duas propostas importantes provavelmente já serão incluídas: um EVM Object Format (EOF) que aumentará a eficiência e a segurança na escrita de código de contrato inteligente, e um novo recurso chamado PeerDAS que pode reduzir significativamente as taxas de gás da segunda camada ainda mais nos próximos dois a três anos.
Em março, a atualização Dencun do Ethereum introduziu blobs, que reduziram drasticamente as taxas de segunda camada ao permitir que os dados da camada 2 fossem armazenados on-chain temporariamente por um período de cerca de um mês, em vez de permanentemente.
Atualmente, existem seis blobs em cada bloco de transação do Ethereum — basicamente, espaço reservado para tornar as transações da camada 2 ultrabaratas.
O PeerDAS, sempre que for lançado, fornecerá a base para os desenvolvedores do Ethereum aumentarem significativamente a quantidade de blobs presentes em cada bloco da rede.
Van der Wijden diz que está confiante de que, após o PeerDAS, sua equipe será capaz de encaixar 32 blobs em cada bloco do Ethereum — um salto de eficiência de mais de 400%.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Pectra: Veja as maiores mudanças que chegam com a atualização da rede Ethereum apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.