Um influencer de criptomoedas conhecido como “Professor Crypto” foi desmascarado nas redes sociais após ganhar um prêmio do evento TOKEN2049, um dos maiores de Cingapura.
De acordo com o investigador ZackXBT, famoso por expor golpes internacionais no mercado, o “professor” não ensinava muito para seus seguidores.
Isso porque, a maioria das pessoas que acompanhava o seu perfil eram bots, ou seja, robôs que comentavam e curtiam suas publicações automaticamente.
Influencer de criptomoedas ganha prêmio no DeGen Summit, mas é desmascarado e desaparece
Na última segunda-feira (16), o influencer de criptomoedas participou de um painel no DeGen Summit com outros influenciadores de opinião, em um evento ligado ao TOKEN2049.
Ganhando um prêmio como melhor produtor de conteúdo sobre criptomoedas e afirmando ter mais de 3 milhões de seguidores em todas suas redes sociais, o influencer comemorou com uma sequência de publicações. Ele exibiu até o troféu que ganhou no evento, mostrando confiança que realmente se destacava pelo mundo.
Contudo, o que poucos sabiam até então era que o “Professor Crypto” não tinha muitos seguidores verdadeiros, sendo a maior parte bots. Após publicar a sua premiação no X, por exemplo, a comunidade escreveu notas de alerta, indicando que ele estava mentindo sobre ter muitos seguidores.
Além disso, o investigador ZackXBT identificou que ele tentou ocultar as notas da comunidade, mas quando viu que não conseguiria ocultar a informação, apagou imediatamente sua conta no X. Segundo apuração do Livecoins, o professor crypto ainda permanece ativo no Instagram nesta terça-feira (17), tentando mostrar sua possível influência.
“Professor Crypto, seria uma boa ideia desligar os milhares de bots que você usa nas redes sociais para enganar as pessoas e fazê-las pensar que você tem influência“, disse ZackXBT, mostrando uma reportagem que criminaliza falsos relatórios e testemunhos em mídias digitais.
Influencers de criptomoedas podem ser responsabilizados por crimes
De acordo com uma advogada brasileira, os influencers de criptomoedas que cometem crimes contra os seus seguidores podem ser responsabilizados em caso de fraudes contra eles.
Ainda que no caso específico do “Professor Crypto” não existam evidências de que ele já cometeu alguma fraude, a simples compra de seguidores para aumentar sua base e mostrar certa influência já não é um sinal positivo.
Ou seja, antes de seguir cegamente um influenciador, mesmo aqueles premiados, investidores de criptomoedas devem redobrar a atenção para as falsas propostas.
Fonte: Influencer de criptomoedas ganha prêmio, mas é desmascarado e desaparece
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.