O fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, já tem uma data definida para sair da prisão: 29 de setembro, um domingo. A informação foi confirmada no sistema do Bureau of Prisons dos Estados Unidos.
Com isso, CZ deixará a prisão 118 dias após se apresentar em uma prisão de baixa segurança, a Lompoc II, na Califórnia. Ele passou três meses no local antes de ser transferido para uma casa de recuperação em San Pedro, Califórnia, no final de agosto, onde irá terminar de cumprir sua sentença.
Até pouco tempo atrás havia uma confusão sobre quando Zhao deixaria a prisão, já que ele foi condenado a quatro meses de prisão no dia 30 de abril pelo juiz distrital dos EUA, Richard Jones. A questão é que o ex-CEO da Binance não foi preso imediatamente após a decisão.
Logo após ser condenado, os advogados de CZ dos escritórios Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan, Davis Wright Tremaine e Latham & Watkins trabalharam para garantir que o executivo ganhasse algumas semanas extras de liberdade. Com isso, ele iniciou o cumprimento apenas no fim de maio.
As infrações de CZ
CZ foi condenado a quatro meses de prisão em abril, cinco meses após se declarar culpado de violar a Lei de Sigilo Bancário ao não estabelecer um programa adequado de conheça seu cliente (KYC) na Binance. Como parte de sua declaração de culpa, Zhao também concordou em pagar uma multa de US$ 50 milhões e renunciar ao cargo de CEO da exchange.
Depois que Zhao renunciou, Richard Teng – um ex-regulador em Abu Dhabi e Singapura – foi nomeado CEO da Binance. Além das acusações contra CZ, a Binance também foi acusada criminalmente de violar sanções dos EUA e leis de transmissão de dinheiro e concordou em pagar US$ 4,3 milhões para resolver as alegações.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post Criador da Binance, CZ, sairá da prisão este mês; veja quando apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.