Desde ontem, alguns clientes do Google Workspace podem ter o Google Meet como seu anotador pessoal.
O novo recurso com IA do Google Meet, “anotar para mim”, começou a ser lançado para clientes do Google Workspace com os complementos Gemini Enterprise, Gemini Education Premium ou AI Meetings & Messaging. É semelhante à ferramenta de transcrição do Meet, só que em vez de transcrever automaticamente o que todos dizem, ele resume sobre o que todos falaram. O Google anunciou pela primeira vez esse recurso em sua conferência Cloud Next de 2023.
Infelizmente, ele só suporta inglês falado no momento, mas parece que pode tornar menos estressante perder uma reunião importante; ele anota automaticamente em um Google Doc e anexará esse arquivo ao evento do calendário após o término da reunião, para que você possa consultá-los mais tarde. Ele também enviará esse Google Doc ao organizador da reunião e qualquer outra pessoa que tenha ativado o recurso.
Chegando atrasado para uma reunião? O Google diz que seu novo recurso também fornecerá um resumo do que você perdeu, para que quando você puder participar, você possa rapidamente se atualizar – e ninguém precisará se preocupar em repetir a si mesmo. Se você usar a ferramenta de gravações e transcrições do Google Meet ao mesmo tempo, links para esses arquivos também serão fornecidos no mesmo Google Doc com as notas da reunião.
Esse recurso também parece ser uma boa ferramenta de acessibilidade para qualquer pessoa (como eu) que tenha dificuldade em processar a linguagem falada e fazer anotações ao mesmo tempo. Pode permitir que eles sejam mais focados e totalmente presentes durante as reuniões, em vez de ter que pedir a alguém para repetir o que disseram várias vezes.
O Google espera concluir o lançamento para todos os clientes do Google Workspace até 10 de setembro de 2024 – mas não há garantia de quão precisa a nova função do Google Meet realmente será.
A IA pode cometer muitos erros; cada vez que uso a ferramenta de transcrição do Meet, tenho que voltar para a transcrição gerada automaticamente para verificar se ela capturou corretamente a conversa. Na minha experiência, isso muitas vezes envolve ouvir partes específicas da gravação novamente e corrigir manualmente a transcrição. Estou cético, mas esperançoso de que o Google Meet seja um anotador melhor do que transcritor.