Em um quadro no seu canal do YouTube chamado “Ulrich Responde“, o economista austríaco Fernando Ulrich respondeu um seguidor sobre qual o propósito do bitcoin no mundo.
No vídeo, intitulado “O Brasil vai dar certo” e com quase 100 mil visualizações nesta terça-feira (27), Ulrich ainda falou sobre o Dólar, o Fed, Banco Central do Brasil e muito mais.
Famoso por defender o bitcoin no Brasil nos últimos anos, ele lembrou que tem muitos conteúdos disponíveis pela internet sobre o assunto, como livros, vídeos e palestras. Mesmo assim, ele dedicou um bom espaço de seu novo vídeo para reforçar a visão otimista com o bitcoin.
“Bitcoin ou ouro”, questiona internauta
Aparentemente interessados em saber a opinião das pessoas sobre investir em ouro ou em bitcoin, alguns internautas buscam youtubers de finanças para sanar a dúvida.
No caso de Fernando Ulrich, questionado se prefere bitcoin ou ouro, ele respondeu sem titubear que BTC é a sua preferência, complementando com um “sem dúvida alguma“. Ele não entrou em detalhes sobre sua resposta, mas deixa claro que prefere a moeda digital criada por Satoshi Nakamoto como uma melhor opção.
Nos últimos dias, Tiago Nigro, o Primo Rico, declarou o oposto de Ulrich ao ser questionado da mesma forma, indicando que prefere o ouro.
Bitcoin é o grande ativo monetário deste século
Ulrich recebeu uma pergunta sobre “qual o serviço propósito/real do Bitcoin e por que existe cada vez mais demanda por ele?“. Antes de responder, ele lembrou que já criou conteúdos em diversos formatos sobre o assunto, mas não evitou a resposta.
Para Ulrich, “o Bitcoin é o grande ativo monetário deste século, o dinheiro da era digital, o dinheiro da internet, isso por si só seria uma grande fonte de demanda por ele na minha avaliação“.
Ele lembrou, contudo, que existem outros tipos de demandas no mercado de bitcoin. Os traders e especuladores, por exemplo, podem se enquadrar em uma das categorias de demanda, e Ulrich disse que são válidos.
“O valor atribuído ele é subjetivo. Alguns têm apenas uma demanda porque querem lucrar, esperam que vai valorizar, porque o valor é escasso, estão apenas especulando, ok demanda válida“, complementou.
No entanto, o economista austríaco declarou que o pensamento simples sobre o bitcoin tem que mudar. Isso porque, muitas famílias dependem hoje desta moeda digital para sua própria sobrevivência, sendo tal demanda uma das mais promissoras a comprovar o caso de uso do Bitcoin.
“Outros precisam para a sua sobrevivência financeira para se proteger de regimes opressivos ditatoriais, como Maduro na Venezuela, ou então de regimes em que houve uma desestabilização econômica completa, como foi na Argentina recentemente. Eles buscaram [o bitcoin] como uma forma de preservação de patrimônio ou para remeter dinheiro para fora entre fronteiras em países que há fortes controles de capitais. É o caso da China, é o caso da Rússia e vários outros países. A realidade da maior parte da população mundial é de moedas ruins, controle de capitais, vigilância financeira e falta de liberdade financeira e o Bitcoin responde esses problemas.
É uma nativa válvula de escape para maior parte da população mundial, eu sei que a gente acaba ficando enviesado e mal-acostumado pela nossa situação no Brasil que felizmente é muito melhor do que já foi no passado, mas não nos esqueçamos nosso passado com o confisco do Collor, entre várias outras atrocidades financeiras. Europa tá relativamente bem Estados Unidos também, mas a maior parte da população mundial é de opressão financeira. Então para mim aí já está uma grande utilidade do Bitcoin. Ah talvez para você isso não tenha a menor importância, mas para muitas famílias o Bitcoin hoje é talvez a única alternativa.”
Por fim, Ulrich finalizou dizendo que as pessoas devem estudar sobre o bitcoin e tirarem suas próprias conclusões. Assim, todos poderão compreender melhor o seu valor de mercado e a razão de as pessoas estarem dispostas a pagarem por isso.
“Qual o valor disso? Quanto você pagaria por isso? Então acho que tem que abrir um pouco a mente e ir além da mera especulação e tulipa digital e tudo mais, e aqui eu falei só do ativo financeiro porque tem outras, mas aí assistam palestras, meu livro, artigos, tem muito material sobre isso.”
Fonte: Bitcoin é o grande ativo monetário deste século, diz Fernando Ulrich
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.