Interface responsável pelo tratamento de dados gerados em transações comerciais, os gateway de pagamento aceitam desde Pix até criptomoedas
O uso cada vez mais recorrente das compras online muitas vezes pode suscitar dúvidas quanto à segurança das transações. Afinal, com tantos alertas sobre golpes, é normal que o cliente se sinta inseguro para dar seus dados bancários, principalmente o número do seu cartão de crédito, para sites menos conhecidos.
Contudo, há uma tecnologia muito importante que garante tanto a proteção dos dados bancários do cliente como a velocidade da transação, dando ao lojista a garantia de que seu cliente está fazendo uma compra segura. Essa ferramenta é o gateway de pagamentos. É ela quem faz a ponte entre o vendedor, o comprador e as instituições financeiras.
Como funciona o gateway de pagamento
Intermediando a transação, o gateway de pagamentos coleta os dados, os armazena e também os transmite, utilizando a criptografia, garantindo assim a transmissão segura das informações. Normalmente são integrados com as páginas de checkout dos sites, e sua única interface permite ainda que várias formas de pagamento sejam disponibilizadas, tais como Pix, cartão de débito, crédito ou mesmo boleto.
O gateway de pagamentos verifica dados como a validade e o código de segurança dos cartões, por exemplo, e também verifica se há fundos para a transação. A informação é devolvida em forma de confirmação do pagamento ou não. Uma das grandes vantagens do gateway é que ele prescinde da necessidade de o e-commerce ter sua própria estrutura de pagamentos.
O gateway de pagamento aplicado à criptomoeda
A tecnologia também permite o pagamento com criptomoedas, hoje uma maneira de pagamento já bastante difundida. Dado que elas contam com mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo, oferecer esta forma de pagamento permite transações instantâneas, seguras e de praticamente qualquer lugar do globo.
A vantagem de aceitar criptomoedas
Além disso, pesquisa divulgada pela Bing Ventures aponta para um crescimento de até 2.000% no uso de criptomoedas como forma de pagamento até 2026. Logo, adotar essa forma de pagamento é também uma maneira de sair na frente da concorrência. Além disso, o gateway pode ser integrado para ser utilizado tanto no e-commerce quanto na loja física.
No mais, o gateway cripto funciona de maneira semelhante aos gateways de pagamento convencionais. Uma vantagem que possui, porém, é que suas taxas costumam ser menores, quando comparadas às outras formas de pagamento. Muitos gateways também permitem a conversão dos valores recebidos em criptomoedas para reais.
Em suma, os gateways de pagamento oferecem mais rapidez ao recebimento dos valores e podem se estender a nível global, garantindo transações com qualquer cliente em qualquer lugar do mundo. Além de serem muito seguros, uma vez que estão em conformidade com padrões exigentes de segurança, como o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard).