A BB Seguros, empresa controlada pelo Banco do Brasil que atua no setor de previdência privada, anunciou que seus clientes agora poderão fazer contribuições adicionais para seus planos de previdência utilizando Bitcoin.
A novidade, que busca ampliar as opções de pagamento para os usuários, está disponível através do BB Pay, a plataforma de pagamentos digitais do Banco do Brasil.
Para usar o novo serviço, os clientes devem possuir uma carteira ativa na Bitfy, fintech especializada em soluções de blockchain que conta com o apoio do BB Ventures, o fundo de venture capital corporativo do Banco do Brasil.
De acordo como o InvestTalk, portal de notícias do Banco do Brasil, a iniciativa tem objetivo integrar o universo das finanças tradicionais com o mercado de criptomoedas, proporcionando maior flexibilidade e conveniência para os clientes.
Aposentadoria com Bitcoin?
Conforme comunicado do Banco do Brasil, o texto sugere que os clientes da BB Seguros poderão fazer contribuições extras para seus planos de previdência privada utilizando criptomoedas como forma de pagamento.
No entanto, o texto não indica que o valor dessas contribuições será mantido em criptomoedas no plano de previdência ou que o resgate no futuro será em criptomoedas.
Normalmente, as contribuições em criptomoedas são convertidas para moeda fiduciária (como reais) no momento do pagamento e, então, investidas conforme o perfil escolhido pelo cliente no plano de previdência.
Sendo assim, a principal mudança aqui é a possibilidade de usar criptomoedas para fazer os pagamentos dos aportes, mas o valor investido e resgatado futuramente provavelmente continuará sendo em moeda fiduciária, conforme as práticas tradicionais de previdência privada.
O Banco do Brasil foi procurado para esclarecer como será feito o resgate e a matéria será atualizada quando a reportagem receber retorno.
Além de Bitcoin, os investidores também poderão utilizar outras 9 criptomoedas, incluindo ethereum, binance coin, celo, solana, polkadot, ripple, dash, avalanche e algorand, para realizar os aportes.
Roberta Grünthal, superintendente executiva de portfólio e tecnologia da BB Seguros, destacou a importância da iniciativa. “Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência cada vez mais inovadora para nossos clientes. A inclusão de criptomoedas como forma de pagamento para a previdência privada é um passo nessa direção, garantindo que nossos clientes possam escolher o método que melhor se adapta às suas necessidades.”
Maria Tereza Murta, líder do BB Pay, ressaltou a versatilidade da plataforma. “Com o BB Pay, nossos clientes têm acesso a uma gama diversificada de meios de pagamento, permitindo uma gestão mais personalizada de seus investimentos. Essa solução é o resultado de nossa busca constante por inovação, com foco na agilidade e na estabilidade do serviço.”
Guilherme Freitas, COO da Bitfy BWS, também enfatizou os benefícios da parceria. “Nossa colaboração com a BB Seguros possibilita a integração das finanças descentralizadas ao planejamento financeiro dos clientes, democratizando o acesso ao ecossistema de ativos digitais e ampliando a autonomia dos investidores.”
Fonte: Banco do Brasil passa a permitir Bitcoin como pagamento em planos de previdência
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.