Matt Hougan acredita que as entradas de ETFs à vista podem impactar significativamente o Ethereum, potencialmente atingindo um novo recorde até o final do ano.
O Diretor de Investimentos da Bitwise Asset Management previu que a introdução dos Produtos Negociados em Bolsa (ETPs) de Ethereum elevará os preços do ETH para novos recordes acima de $5.000 até o final do ano.
A caminho do novo recorde do Ethereum
De acordo com Matt Hougan, com os ETPs projetados para atrair $15 bilhões em novos ativos nos próximos 18 meses e o ETH atualmente negociado em torno de $3.400, apenas 29% abaixo de seu recorde histórico, as condições estão favoráveis para uma alta de preços.
A esperada valorização do Ethereum depende de princípios fundamentais de oferta e demanda. Embora os ETPs não alterem os fundamentos subjacentes do ETH, eles introduzem novas fontes de demanda. Esta dinâmica foi observada com o BTC após o lançamento dos ETFs de Bitcoin à vista em janeiro.
Desde então, esses veículos financeiros adquiriram mais que o dobro do Bitcoin produzido pelos mineradores, levando a um aumento notável no preço. O Bitcoin subiu aproximadamente 25% desde o lançamento do ETP e mais de 110% desde que o mercado começou a considerar esses produtos em outubro de 2023.
No entanto, Matt alertou que as primeiras semanas após o lançamento do ETP podem experimentar alguma volatilidade. Isso pode acontecer porque o Grayscale Ethereum Trust (ETHE) de $11 bilhões está mudando para um ETP, o que pode causar vendas de curto prazo. Apesar disso, o CIO está confiante de que, até o final do ano, o ETH atingirá novos recordes, com ganhos ainda maiores possíveis se mais dinheiro fluir do que o esperado.
Os ganhos dos ETPs de Ethereum podem ser maiores que os do Bitcoin
Vários fatores sugerem que o Ethereum pode experimentar ganhos ainda maiores das entradas de ETPs do que o Bitcoin. Quando os ETPs de Bitcoin foram lançados, a taxa de inflação do ativo era de 1,7%, exigindo $16 bilhões em compras anuais de BTC para manter o equilíbrio.
A taxa de inflação do Ethereum no último ano foi de 0%, com a oferta de ETH permanecendo em 120 milhões. Este equilíbrio se deve ao consumo de ETH por várias aplicações baseadas em Ethereum, que compensa a criação diária de novos ETH. Com a nova demanda encontrando zero nova oferta, o potencial para apreciação de preço é alto. Além disso, o aumento da atividade na rede Ethereum aumentaria ainda mais a demanda orgânica por ETH.
Outra vantagem do Ethereum é seu mecanismo de consenso “proof of stake”. Ao contrário dos mineradores de Bitcoin, que muitas vezes precisam vender seu BTC recém-minerado para cobrir os custos operacionais, os stakers de Ethereum não enfrentam altos custos diretos e não são compelidos a vender suas recompensas. Isso reduz a pressão diária de venda forçada no ETH, criando um balanço de oferta e demanda mais favorável.
Atualmente, 28% de todo o ETH está em staking e, portanto, bloqueado em contratos por um período determinado, tornando-o indisponível para venda. Adicionalmente, 13% está bloqueado em contratos inteligentes de finanças descentralizadas, reduzindo ainda mais a oferta disponível. Cerca de 40% do ETH está efetivamente fora do mercado, o que pode amplificar o impacto da nova demanda das entradas de ETPs.