Um dos investidores que lucrou com o colapso das hipotecas subprime em 2008, Steve Eisman, disse em recente entrevista à Bloomberg que as criptomoedas não são um investimento confiável.
Apesar de reconhecer a importância da inteligência artificial (IA) e da infraestrutura como temas atuais, Eisman criticou o Bitcoin e as criptomoedas de forma mais ampla.
Ele argumenta que os ativos digitais, como o Bitcoin, têm como tese a proteção contra a inflação e a desvalorização das moedas fiduciárias. No entanto, ele questiona essa tese, alegando que a correlação entre as criptomoedas e os ativos de risco é muito forte.
“Vamos perguntar às pessoas que possuem criptomoedas. Por que eles têm isso? Todos dizem a mesma coisa. Dizem… ‘É uma proteção contra o desaparecimento da moeda fiduciária.’ Um dia cães e gatos deitarão juntos, você estará em uma caverna, mas pelo menos terá sua criptomoeda. É como o ouro digital, essa é a tese.”, disse Eisman.
Especulação sobre especulação
Seguindo, Eisman afirmou que, se a proteção contra a inflação fosse de fato a tese real das criptomoedas, então deveriam se comportar de maneira inversamente proporcional aos dias de otimismo nos mercados tradicionais.
No entanto, ele apontou para uma correlação com a Nasdaq, sugerindo que as criptomoedas frequentemente seguem tendências semelhantes ao mercado de ações.
“Nos dias em que todos estão se sentindo bem, a Nvidia está em alta e a Nasdaq está em alta e as taxas estão em baixa e ninguém se importa com a inflação, as criptomoedas deveriam estar em queda. E ele age dessa forma Não. Elas agem exatamente ao contrário de sua própria tese. Sua correlação com a Nasdaq é de cerca de 75%.”
Ele então conclui sua crítica classificando as criptomoedas como outra forma de especulação sobre especulação, sem dados concretos de pesquisa para sustentar sua legitimidade como investimento seguro ou eficaz.
Por fim, o investidor questiona a utilidade das criptomoedas como investimento confiável, apontando que os movimentos do mercado não correspondem à tese de proteção contra nada.
Ele acredita que as criptomoedas são pura especulação, em vez de uma solução real para proteger investimentos durante tempos de crise.
“Para mim, é apenas mais uma maneira de as pessoas especularem sobre especular. Não há nenhum dado de pesquisa que diga que está certo e que está errado.”
Bitcoin não serve pra nada
Eisman é conhecido por sua previsão sobre o colapso do mercado de hipotecas subprime antes da Grande Crise Financeira de 2008 e se tornou um crítico do Bitcoin recentemente.
No início do ano passado, por exemplo, o investidor disse que o Bitcoin não serve para nada e apontou que a suposição de que o Bitcoin é uma moeda não faz sentido.
Ele argumentou que as grandes oscilações de preço do Bitcoin o tornam uma moeda não confiável, afirmando que não é possível ter uma moeda que se movimenta tanto em um curto período de tempo.
O famoso investidor finalizou dizendo que não entendia o propósito de possuir Bitcoin, a não ser como um investimento especulativo.
“Não entendo o que o Bitcoin resolve e não entendo o propósito de possuí-lo além de apenas outra forma de especulação. Eu simplesmente não entendo”, disse ele.
Fonte: Steve Eisman, do ‘Big Short’: ‘Criptomoedas são especulação sobre especulação’
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.