A Fundação Worldcoin, a “administradora” da comunidade ligada ao projeto Worldcoin de “proof-of-personhood” (Prova de Personalidade), com escaneamento ocular, lançará a blockchain World Chain ainda este ano, afirmou a organização sem fins lucrativos na quarta-feira (17).
Desenvolvida usando uma “superchain” do provedor de segunda camada Optimism, a World Chain é construída em cima da blockchain Ethereum e usará ETH como seu token nativo. O token Worldcoin (WLD) pode ser usado para pagar as taxas de gás.
“Estamos construindo a World Chain porque o projeto [Worldcoin] não cabe mais na mainnet da Optimism,” disse Tiago Sada ao Decrypt. Sada é o chefe de produto, engenharia e design da Tools for Humanity, a desenvolvedora do projeto e consultora da fundação. “Nós amamos o conjunto de tecnologias da Optimism, é exatamente por isso que estamos usando-o como base da World Chain”.
Sada explicou que os usuários da Worldcoin representam, em média, 44% da atividade na Optimism e, às vezes, ultrapassam 90%. Mais de 2 milhões de usuários ativos utilizam a tecnologia da Worldcoin todos os dias.
“Existem muitas coisas que precisam acontecer para melhorar isso, mas a primeira é ter uma rede dedicada”, disse Sada, acrescentando que a mesma equipe que desenvolveu a Worldcoin para a Optimism estará trabalhando e escalando o novo projeto World Chain.
Uma blockchain de segunda camada refere-se a uma rede construída em cima de outra, geralmente maior, uma blockchain como a do Bitcoin, do Ethereum e da Solana. Os protocolos de segunda camada visam fornecer transações mais rápidas do que a blockchain sobre a qual eles são executados. Exemplos de protocolos de segunda camada incluem a Optimism, a Lightning Network do Bitcoin e a Polygon.
Desde o seu lançamento em 2022, o World ID da Tools for Humanity atraiu mais de 10 milhões de usuários em 160 países. Segundo a empresa, mais de 5 milhões de pessoas verificaram sua identidade usando as Orbs da Worldcoin. O objetivo do projeto é fornecer uma maneira de verificar que um usuário é um ser humano real e não um bot automatizado.
“A World Chain é uma nova blockchain projetada para humanos,” disse a Worldcoin. “Será aberta para todos, e humanos verificados terão prioridade no espaço de bloco sobre bots, bem como uma cota de gás para transações casuais.”
Em dezembro, a Worldcoin anunciou uma integração com o popular jogo sandbox da Microsoft, o Minecraft.
Em março, a Fundação Worldcoin alterou o código dos “componentes principais” da tecnologia de orbs para o formato de código aberto, dando a qualquer um a oportunidade de examinar o código dos scanners oculares.
Sada disse que um equívoco comum sobre a Worldcoin e suas tecnologias relacionadas é que ela carece de privacidade.
No entanto, a Worldcoin ainda está envolvida em controvérsias. No verão passado, vários países, incluindo o Reino Unido, Quênia, França e Alemanha, abriram investigações sobre a Worldcoin devido a preocupações com a privacidade relacionadas à sua tecnologia de orbs.
“É realmente contraintuitivo [porque] a Worldcoin e o World ID não apenas preservam a privacidade, mas são, de fato, um dos sistemas que mais preservam a privacidade dos usuários”, disse Sada, reconhecendo a apreensão em relação à Orb e à criptomoeda. “Você pode se inscrever de forma completamente anônima, e seus dados são autocustodiados.”
Embora a Worldcoin esteja disponível apenas em certas regiões, Sada disse que a World Chain e o aplicativo e ID mundiais associados estão abertos a todos, não importa onde vivam.
“A World Chain é como qualquer outra rede de segunda camada”, disse Sada. “Você pode se conectar a ela usando uma carteira compatível e usá-la como qualquer outra rede do tipo — os benefícios para os humanos são extras se você usar um ID Mundial verificado.”
Enquanto a Worldcoin caiu 23,6% nos últimos sete dias, o token WLD está sendo negociado a US$ 5,00 por moeda, um aumento de 4,4% desde o anúncio da World Chain.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Descubra os impactos e oportunidades do Halving 2024 com o MB. Baixe agora nosso relatório exclusivo e esteja um passo à frente no mercado cripto!
O post Worldcoin lança blockchain própria onde “humanos verificados têm prioridade” apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.