O Parallel, um jogo de cards NFT baseado no Ethereum, só lançou sua versão beta aberta no final do mês passado, mas a Parallel Studios já está se preparando para seu próximo jogo cripto — e, em vez disso, ele está sendo desenvolvido na rede Solana.
O Colony, que o estúdio já havia apresentado anteriormente, agora foi amplamente detalhado em um whitepaper lançado na quinta-feira (14), oferecendo um panorama aprofundado de um jogo que se baseará nos fundamentos do universo Parallel com uma jogabilidade muito diferente — e também em uma nova rede.
O anúncio do Colony parece ter impulsionado o preço do PRIME no processo, com o token subindo 19,6% nas últimas 24 horas para um preço atual acima de US$ 25,85. Ele subiu ainda mais no início desta segunda-feira (18), estabelecendo um novo recorde de preço de US$ 28, segundo dados do CoinGecko.
Descrito como um jogo de “simulação de sobrevivência”, Colony é alimentado por IA generativa e é jogado por “agentes” autônomos que você não pode controlar diretamente. Você iniciará seus agentes respondendo a um punhado de perguntas para definir a personalidade básica deles, mas ela evoluirá com o tempo.
Seu agente alimentado por IA terá vontade própria. Você pode dar sugestões ao seu agente, mas ele nem sempre obedecerá.
Personagens independentes
Por exemplo, um usuário pode sugerir ao seu avatar: “Talvez você deva plantar uma macieira para ter comida no futuro?”, diz o whitepaper. “Os avatares responderão às sugestões e, em alguns casos, as interpretarão à luz de outros objetivos que possam ter, podendo até mesmo rejeitar a sugestão de seu proprietário se considerarem que ela está fora do personagem ou em conflito com outro objetivo que estejam buscando.”
“Nesses casos, o proprietário pode acabar debatendo ou persuadindo seu avatar a concluir a tarefa”, continua. “Eventualmente, o avatar se fixará em seus objetivos pretendidos — às vezes até desconsiderando as sugestões de seu proprietário — e começará a realizar as tarefas que considerar mais vantajosas, sem que seu proprietário controle diretamente cada ação.”
Como será o Colony?
O Colony será inicialmente construído em torno dos NFTs Parallel Avatar existentes, dos quais 11.001 existem no Ethereum. O whitepaper sugere que os detentores de tokens PRIME poderiam votar em uma proposta de governança para expandir esse número para cunhar mais em Solana.
Isso porque o jogo incluirá um mecanismo de “reprodução” para produzir mais agentes ao longo do tempo, semelhante ao Axie Infinity e suas gerações de monstros coloridos.
O token PRIME do Ethereum será usado no jogo como um token sintético (wrapped) ligado à Solana e também será concedido aos jogadores como recompensas cripto no jogo.
No entanto, você precisará ter um avatar NFT para ganhar recompensas de criptomoedas. Uma versão “free-to-play” também estará disponível, mas esses usuários não poderão ganhar recompensas PRIME, guardar itens, cunhar itens como NFTs exclusivos ou transferir itens para fora do jogo. De qualquer forma, mesmo as contas “gratuitas” terão que pagar para cobrir os custos dos grandes modelos de linguagem (LLM) que alimentam a IA.
“Os usuários ainda devem fornecer fundos para cobrir as taxas associadas ao uso dos LLMs subjacentes por seus agentes durante as sessões de jogo”, diz o whitepaper. “Isso é estruturado da mesma forma que a versão completa e com direito a recompensa do Colony, em que os jogadores também financiam as chamadas de LLM de seus avatares com fundos que o proprietário depositou na carteira do avatar.”
A equipe da Parallel espera lançar uma versão alfa pública do Colony no quarto trimestre de 2024 ou no primeiro trimestre de 2025. O whitepaper fornece muito mais detalhes, mas certamente veremos e ouviremos mais sobre o jogo nos próximos meses, especialmente com a Parallel ganhando força ultimamente.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
O post Parallel: Token dispara 19% com anúncio de novo jogo cripto baseado em IA apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.