A alta do Bitcoin deixou muitos investidores animados e sonhando com novas máximas, mas nem todos estão tão otimistas assim. Para Burton Malkiel, veterano de Wall Street com 28 anos na direção da Vanguard — maior gestora de fundos de investimento do mundo — “muitas pessoas vão se machucar com o bitcoin”.
Em conversa com o The Street, publicada na última sexta-feira (8), o economista argumenta que a volatilidade do Bitcoin é um de seus principais problemas, assim como seu uso por criminosos.
No entanto, Malkiel afirma que a queda do Bitcoin será causada por seu banimento. Afinal, nenhum governo permitiria uma moeda tão privada a ponto de ser adorada por criminosos.
Ex-Vanguard diz que pessoas perderão dinheiro com Bitcoin
Burton Malkiel passou 28 anos como diretor da Vanguard, mas também é lembrado pelo livro ‘Um Passeio Aleatório por Wall Street’ de 1973. Experiente no mercado de finanças, o executivo está preocupado com a alta do Bitcoin.
“As pessoas estão investindo dinheiro em uma classe de ativos especulativos e acho que muitas pessoas provavelmente vão se machucar”, disse Malkiel ao The Street. “Isso é o Bitcoin.”
Estendendo sua explicação, o executivo comenta que ninguém teria interesse em comprar um café com uma moeda que sobe e desce 2 mil dólares em um único dia. Ou seja, sua volatilidade não permitiria que o Bitcoin fosse uma moeda de troca.
Malkiel até vê casos de uso para o Bitcoin, mas eles não são nada inspiradores. Da mesma geração do falecido Charlie Munger, o executivo de 91 anos cita o uso da criptomoeda em atividades ilegais, como tráfico de drogas e crimes cibernéticos.
“Se se eu estivesse no ramo de ransomware, acho que o Bitcoin seria uma moeda excelente para usar.”
Portanto, o ex-Vanguard acredita que isso seja motivo suficiente para que governos banam o Bitcoin em algum momento.
“Então, existem esses usos e acho que isso causará a queda do Bitcoin, porque os governos não vão permitir que isso continue acontecendo”, pontuou Malkiel. “Acredito que há um risco enorme envolvido no Bitcoin.”
Outro problema citado pelo executivo é o número de criptomoedas do mercado. Embora o Bitcoin seja escasso, limitado a 21 milhões de unidades, Malkiel defende que existem muitos outros projetos idênticos e isso compromete essa narrativa.
Bitcoin pode muito bem ir para US$ 200.000, diz Burton Malkiel
Apesar do seu ceticismo sobre o futuro do Bitcoin, Burton Malkiel não vê impedimentos para o Bitcoin chegar aos 100 ou 200 mil dólares por unidade. Mesmo assim, o executivo acredita que muitas pessoas acabarão mal nessa história.
“Posso garantir que, se atingir um novo recorde, você atrairá pessoas na multidão por causa do FOMO (medo de ficar de fora)”, continuou Malkiel. “Temo que muitas pessoas se machuquem.”
“Não tenho ideia de para onde o Bitcoin está indo. Pode chegar a US$ 100 mil? Com certeza, pode chegar a 200.000? Absolutamente. Mas o que tenho certeza é que muitas pessoas acham que sabem exatamente o que acontecerá, tenho medo que muitas pessoas se machuquem.”
Em outras palavras, o ex-diretor da Vanguard acredita sim que o Bitcoin possa continuar subindo, mas parece estar incomodado com a certeza que alguns investidores tem sobre isso. Afinal, o passado pode servir de guia, mas ele não é nenhuma garantia que padrões se repetirão no futuro.
Fonte: “Muitas pessoas vão se machucar com o Bitcoin”, diz ex-diretor da Vanguard
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.