Os jogos focados em airdrops de criptomoedas da modalidade tap-to-earn (toque para ganhar) baseados no Telegram não só ajudaram o aplicativo de mensagens a ganhar mais popularidade no mundo como também foram responsáveis pelos atuais 900 milhões de usuários da plataforma.
Jogos como Notcoin, Tapswap e Hamster kombat, por exemplo, trouxeram centenas de milhões de novos usuários para o aplicativo, que já tem 11 anos de existência, além de expandirem significativamente seus canais atuais.
Para se ter uma ideia, em maio do ano passado, os três maiores canais do app apontados pelo Statista eram @TelegramTips; @Telegram; e @ProxyMTProto, com 8,9 milhões, 6,3 milhões e 6,1 milhões de assinantes, respectivamente.
Em 2024, basta comparar esses dados com o do canal do jogo Blum, que sozinho bate os três juntos, com mais de 21 milhões de inscritos. No topo está Hamster Kombat, que trouxe sozinho 300 milhões de jogadores que tiveram que baixar um miniaplicativo dentro do Telegram para participar do jogo.
Confira os dez maiores canais do Telegram até o setembro de 2024, segundo dados da plataforma independente Telegram Channels.me. Vale ressaltar que esses números não são oficiais do Telegram.
1 — Hamster Kombat Announcement (@hamster_kombat)
Os 53 milhões de usuários do @hamster_kombat são fruto do sucesso do maior jogo na modalidade tap-to-earn até o momento, que já conquistou 300 milhões de downloads do miniapp. O primeiro post no canal ocorreu em 1º de maio deste ano.
Com cerca de 80 milhões de jogadores ativos mensalmente, o Hamster Kombat pode ser responsável pelo maior airdrop cripto da história, programado pela equipe Hamster para 26 de setembro, coincidindo com o lançamento do token HMSTR na The Open Network (TON).
Leia também: Hamster Kombat revela que lançará token e airdrop em setembro
2 — Tapswap Community (@tapswapai)
Criado em 23 de janeiro de 2024, o @tapswapai figura como o segundo maior canal do Telegram, com 25,7 milhões de usuários. O jogo pegou o hype do pioneiro em jogos cripto para o Telegram, Notcoin, para embalar 60 milhões de usuários.
O jogo Tapswap, que só perde em popularidade para o fenomenal Hamster Kombat, também planeja lançar o token TAPS na TON neste mês de setembro.
Leia também: TapSwap: Aprenda a ganhar o máximo de moedas no popular jogo do Telegram
3 — Blum: All Crypto – One App (@blumcrypto)
O canal com 21,6 milhões foi criado em 17 de janeiro deste ano, onde os jogadores do Blum acompanham todas as novidades do projeto.
O jogo de ‘toque para ganhar’ ganhou destaque por exigir menos esforço do que Notcoin e Hamster Kombat, por exemplo, tornando-se uma opção mais fácil para acumular moedas.
Leia também: O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros
4 — Dogs Community (@dogs_community)
A DOGS não é um jogo, mas uma iniciativa criada para homenagear os usuários do Telegram ao mesmo tempo que cria uma economia de token. O projeto DOGS é inspirado no Spotty, um mascote criado pelo fundador da TON, Pavel Durov, para a comunidade do Telegram.
No mês passado, a equipe da DOGS realizou um airdrop de 60% do fornecimento do token de mesmo nome. O canal, com 16,9 milhões de usuários, foi criado em julho deste ano com a primeira postagem realizada no oitavo dia do mês com a ilustração do mascote.
5 — Notcoin Community (@notcoin)
O canal do jogo pioneiro do Telegram foi criado em 13 de novembro de 2023, ou seja, é o mais antigo do nicho e possui atualmente 15,5 milhões de inscritos. Foi o sucesso do Notcoin que estimulou uma gama de devs de jogos cripto.
A Notcoin levou ao maior e mais movimentado lançamento de tokens de jogos deste ano até agora, mas em breve pode ser batido pelo Hamster Kombat, que promete o maior drop de tokens da história.
6 — Memefi Community (@memeficlub)
Conhecido como o joguinho que dá um toque único à fórmula tap-to-earn, o Memefi também ganhou um grande canal no Telegram que tem agora cerca de 13,2 milhões de usuários.
O Memefi, em sua essência, é igual a muitos outros jogos, mas seu objetivo é maior, pois cada vez que você toca, tira uma pequena quantidade de vida do “chefão” inspirado em memes que precisa derrotar.
Leia também: MemeFi: Aprenda a jogar e ganhar airdrop no novo jogo de luta do Telegram
7 — Durov’s Channel (@durov)
O canal é dedicado a compartilhar viagens e experiências do bilionário russo e fundador do Telegram, Pavel Durov. Atualmente conta cerca de 11,9 milhões de inscritos. Tanto o @durov quanto a maioria dos canais de jogos no Telegram têm dado apoio ao programador e empresário sob investigação na França por falta de moderação no app de mensagens.
Durov também cofundou o site VKontakte, o ‘VK’, comumente apelidado de ‘Facebook da Rússia”, e criou o mascote “Spotty”, que inspirou a criação da criptomoedas DOGS.
8 — Telegram Tips (@telegramtips)
O canal de dicas do Telegram, com cerca de 11,8 milhões de inscritos, está entre os únicos do top 10 que não são relacionados a cripto. Existe também uma versão do canal em português, o @TelegramTipsBR, com 760 mil inscritos.
9 — Yescoin (@theyescoin)
O canal de um dos joguinhos cripto mais populares do Telegram possui 11,6 milhões de incritos, com a primeira postagem ocorrida em 2 de abril deste ano. O Yescoin paga pontos tanto com toques quanto deslizes de dedos. A equipe também planeja um airdrop de um token.
Leia também: Não só Notcoin: conheça os jogos de Telegram que pagam criptomoedas
10 —Pixelverse.xyz News Channel (@pixelverse_xyz)
Com 9,7 milhões de assinantes, o canal é focado em jogos da franquia Pixelverse, que inclusive já tem seu token PIXFI lançado no mercado.
Destaque da franquia vai para o jogo Pixeltap, cujo jogadores podem tanto reivindicar tokens PIXFI quanto NFTs.
Leia também: PixelTap: aprenda a ganhar milhões de tokens no jogo do Telegram da Pixelverse
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
O post 7 dos 10 maiores canais do Telegram são de jogos de criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.